terça-feira, 24 de novembro de 2009

Por que John Locke está ao centro, mas de costas no cartaz de Lost 6?

Revelações substanciais estão reservadas para a última temporada...

Os fãs de Lost (como eu!) não cabem em si de tanta curiosidade pelo que irá acontecer na sexta e última temporada da série que seguiu a vida dos sobreviventes de um acidente aéreo numa misteriosa ilha tropical nos últimos cinco anos. Não bastasse Lost estar devendo muitas explicações, a divulgação do cartaz da temporada final deixa pelo menos mais uma pergunta em aberto: por que John Locke está ao centro, mas de costas no cartaz de Lost 6?
Que face ele irá revelar? O que ele dirá? Há algo que ele tenha a esconder? A quem, afinal, ele estaria dando as costas? Ou o que ele está deixando para trás? Muitas significações podem ser produzidas em cima dessa imagem – e hipóteses não faltam em blogs, fóruns, redes sociais e até mesmo no youtube, onde abundam trailers da sexta temporada produzidos por fãs com suas teorias.

No que se refere a Locke de costas no cartaz da temporada final, chama atenção o suspense criado no dia do lançamento. O vídeo abaixo mostra que, um a um, os personagens da série – inclusive os que já morreram (pelo menos em tese) –, foram aparecendo na imagem. O último a surgir é John Locke. Bem ao centro e de costas.




Observando não só a trajetória do personagem, mas também a postura de seu intérprete, Terry O'Quinn, no decorrer da trama, aumentam os indícios de que revelações substanciais estão reservadas para a última temporada. O'Quinn nunca falou à imprensa sobre Lost e nunca participou das entrevistas coletivas com os colegas de elenco. Locke tem um papel central na série, mas secundário nos bastidores. Talvez porque ele guarde algum segredo há muito tempo.

Aliás, um segredo tão bem guardado por ele e tão bem administrado por JJ Abrams, Damon Lindelof e Carlton Cuse na construção dos episódios que até então nenhum telespectador havia desconfiado. Apenas nos últimos capítulos da temporada anterior colocou-se em dúvida a que veio John Locke. Precisamente no último episódio da quinta temporada tornou-se presente em Lost o eterno duelo entre o bem e o mal, ou entre a luz e a treva, como dito pelo próprio Locke no diálogo do trailer a seguir. Mistérios que só em janeiro de 2010 serão desvendados. Espera-se.