segunda-feira, 6 de junho de 2011

O lugar de cada coisa


“Somente quando damos a cada coisa o espaço de cada coisa é que podemos esperar por dias melhores.”

Viver é a arte de abrir espaços. Na verdade, é a arte de colocar cada coisa em seu lugar. Somente quando damos a cada coisa o espaço de cada coisa é que podemos esperar por dias melhores. Fica difícil colocar algo novo dentro de uma gaveta que mal conseguimos fechar.

Sexta-feira passada dediquei algumas horas do dia à organização de minhas gavetas. Faxinei na Redação, no PPG, no apê. Estava com as gavetas abarrotadas, de cima abaixo. Sempre preocupada com a atividade do minuto seguinte, colocava na gaveta, sem qualquer critério, o que deixava para depois. Quando resolvi colocar ordem na bagunça, não demorou muito para os espaços livres começaram a aparecer.

Acontece que a gente tem a tendência de acumular as coisas. Vamos jogando uma coisa por cima da outra, conforme dá. Quando vê, a gente precisa revirar a gaveta, porque o importante mesmo estava lá no fundo, atravessado por todo o resto que empilhamos, com preguiça de resolver porque temos outras prioridades naquele momento.

Como são as gavetas, é a vida. Eu mesma só fui prestar atenção na desordem de minhas gavetas estimulada pelo alívio de ter entregue o TCC. Quanta coisa deixei para depois... Para algumas, já era tarde. Para outras, pode ser que ainda haja tempo.

Esses momentos que a gente tira para aplicar os '5S' na vida só reforçam o difícil que é dar a cada coisa o lugar de cada coisa. As priorizações fazem com que a gente perca de vista algumas coisas valiosas.

Sempre temos que administrar pressões vindas de um ou de outro lado. O desafio é manter a gaveta em ordem, não deixar que as dimensões se atropelem, e dar a cada coisa – carreira, estudo, contas a pagar, dieta, atividade física, lazer, amigos, família, ... – o lugar de cada coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala que TYScuto!