segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Para além da frieza dos números

“A dor de quem leu o nome do amigo no jornal não cabe na contabilidade.” 

O Grêmio tinha acabado de ceder um empate aos 45 minutos do segundo tempo, enterrando o sonho de título no campeonato Brasileiro, quando publiquei a macabra matéria que se repete a cada fim de feriado contabilizando os mortos do fim de semana e chamei um colega para jantar.

Entre lamentações tricolores e comentários sobre o cardápio, houve tempo para falar da forma sombria como acabamos lidando com a morte numa Redação de jornal.

Falamos em “balanço” de mortes como se não se tratasse de vidas interrompidas. E que palavra difícil de engolir esta: acidente. O nome disso sugere que poderia ter sido evitado. Um acidente é um descuido, um imprevisto, uma estupidez. A morte é uma estupidez. O modo como cobrimos a morte é uma estupidez.

Mas depois do balanço começam a se revelar histórias de personagens por trás daqueles números. Além das vítimas, pais, mães, noivas, maridos, filhos, amigos. Aí deparo com a declaração de uma menina de 17 anos: “Nunca imaginei que iria perder um amigo assim”. Um amigo perdido não é apenas um número na estatística.

A dor de quem leu o nome do amigo no jornal não cabe na contabilidade. Só de pensar, um dia, ouvir o policial do outro lado da linha dizer o nome de algum dos meus, arrepia até meu último fio de cabelo. 

Ninguém está livre, disse meu colega na janta. De fato, não estamos. Afinal, somos jornalistas, porém humanos. Sentimos, sofremos, vivemos – e morreremos como todos. É bom que tenhamos isso em mente, para não perdermos a capacidade (humana) de contar histórias (humanas) para além da frieza dos números.

Somos jornalistas para contar histórias, não para fazer contas.

4 comentários:

  1. Emocionante, Taís. Teu texto me fez lembrar de vários nomes; tantos, que pensei que quem se emociona com cada nome pode sempre fazer bom uso dos números. O sofrimento singular, que parece perdido na estatística dos acidentes de trânsito (como nas de homicídios, doenças, violência contra a mulher, ofensas a quaisquer dos direitos humanos e sociais), ganha mais impacto social quando somado a outros sofrimentos singulares e representado por números. Esses dígitos podem ser usados de forma fria, mas também podem ajudar a contextualizar a dor de quem sofre e a mobilizar a atenção e a ação para recorrências que, essas sim, podem e devem ser evitadas por cada um de nós. Gosto dos números nas tuas mãos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só poderiam vir de Sandra Anflor estas palavras :) Obrigada!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. És uma grande jornalista, porque sua alma iluminada transforma a notícia, os números,o acaso, a estupidez, tudo o que não se explica, em puro sentimento.Bjs! Dinda.

    ResponderExcluir

Fala que TYScuto!