quarta-feira, 26 de novembro de 2008

As coisas legais que escrevi

"Se precisar, até soletra o sobrenome polaco do entrevistado (que tem umas 23 consoantes, mais ou menos)"

Num post anterior eu falava do desafio jornalístico de fazer das coisas chatas um pouco menos chatas. Depois fiquei lembrando de algumas coisas legais que escrevi. Coisas que eu achei legais. Porque tem coisas que eu acho que não vão dar em nada e acabam bombando. Em compensação, tem coisas que eu achei legal de escrever e ninguém deu bola.

É por isso que tento fazer coisas legais com o que eu acho chato, porque alguém em algum lugar vai gostar. Então, encaro até os trabalhos mais xaropes - e olha que tem pauta xarope por aí! Não vou citar exemplos, porque fica - adivinha - chato. Mas tem temas que dão trabalho, nos mais variados sentidos da expressão.

Às vezes é como se te pedissem para escrever sobre a vida em Júpiter, o que significa dizer que te vêm com umas pautas que fica difícil escolher por onde começar. Aí o "santo" Google ajuda a achar umas pistas, você acha uma fonte aqui, um livro ali, um evento lá e cruza os dados - e os dedos também! Normalmente, esse tipo de trabalho que é mais legal de fazer. Só que muita gente vai achar isso chato depois de pronto.

Por outro lado, tem pautas que não dão trabalho nenhum, saem quase por fotossíntese do jornalista para o teclado. São temas que você vê todos os dias nos jornais, sabe de cor o celular da fonte e, se precisar, até soletra o sobrenome polaco do entrevistado (que tem umas 23 consoantes, mais ou menos). Costumo achar esses trabalhos menos legais de fazer... é que acho mais difícil chover no molhado do que fazer chover - o que não tem qualquer relação com a moça do tempo acertar a previsão!

Entre umas e outras, tem coisas que escrevi e achei tão legais que fico pensando se eu seria capaz de fazer de novo. E tem coisas tão ruins que fico rezando para conseguir fazer melhor. Espero que sim, se não vou morrer de fome!


Seção Dardos:
Recebi algumas indicações de alvos, então, aos poucos, de post em post, vou lançando os Dardos que ainda me restam. O de hoje vai para o Velha Amiga, da Marcela Donini. A Marcela é jornalista - e poderia me dar uma aula de como fazer melhor o que eu comentava no texto aí em cima! Como ela já me ajudou a melhorar os links do Tais&coisas, o blog dela ganha o primeiro link. Com "coberturas especiais" e tudo, o blog reúne textos, fotos e vídeos sobre viagens. A rota da vez é Buenos Aires. Dá um clique!

Um comentário:

  1. valeu pelo dardo ;)

    legal teus pitacos sobre apuração, redação e texto final (hehe linguagem bem técnica essa minha)
    um bom texto ou uma boa edição podem salvar uma matéria. mas quando se tem as informações necessárias - e um pouuinho mais -, as chances de uma boa reportagem triplicam! bj

    ResponderExcluir

Fala que TYScuto!