sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

A imprensa me deixa em crise


"Não acho que a tal crise econômica tenha sido fabricada pela imprensa, mas que a mídia ajuda a disseminar o pessimismo entre as pessoas, nisso eu acredito."

Desde o último trimestre de 2008 que estou me ensaiando para contar quantas vezes ao dia leio ou escuto as palavras crise, recessão, demissões e coisas do tipo. É que folheio pelo menos quatro jornais impressos diariamente, navego por mais dezenas de sites e blogs, assisto alguns telejornais e acompanho revistas semanais e mensais nas bancas. Em todos os meios a comunicação é a mesma. Faz quatro meses que a bendita crise não sai da minha cabeça.

Ninguém da minha família ou amigos próximos perdeu o emprego por conta da crise, ainda. Mas amigos de amigos meus, sim. Assim como colegas de trabalho de gente que eu conheço. Ou seja, a recessão está nos rondando.

Só que não é aí que está o cerne do problema. A questão é que de tanto ficar sabendo de efeitos negativos dessa depressão econômica internacional, quem começa a ficar deprimido é a gente, mesmo que a crise nem tenha batido à nossa porta (ainda).

Não acho que a tal crise econômica tenha sido “fabricada” pela imprensa (aliás, o jornal britânico The Guardian já achou 25 pessoas para colocar a culpa!), como alguns disseram no começo. Mas que a mídia ajuda a disseminar o pessimismo entre as pessoas, nisso eu acredito. E não gosto nem um pouco.

2 comentários:

  1. Aqui do outro lado do oceano, ou melhor no meio dele...
    tambem so se fala na tal crise...
    aqui o desemprego tem aumentado, talvez as noticias sao antigas, mas tao aproveitando a epoca de crise e colocando varios problemas que ja existiam e dando a eles a alcunha de "crise"...
    o primeiro ministro e o presidente da republica de portugal (sim, aqui tem os dois) em suas primeiras palavras esse ano foi exatamente pra falar que este sera um ano muito dificil para a econimia portuguesa.
    um povo que ja por cultura é pessimista agora tem um motivo maior.
    que venha os fados relacionados a "crise"...

    bjao! o blog ta muito bom!

    ResponderExcluir
  2. É... os caras deixam todo mundo com aquela cara de "e agora, José?!" rsrs
    obrigada por trazer uma visão "de fora" para o tais&coisas ;)
    abração, fica bem!

    ResponderExcluir

Fala que TYScuto!