sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Alanis Morissette, a própria


"Eu vi Alanis Morissette cantando, pulando e balançando a cabeça feito punk. And isn’t it ironic!"

A reportagem da Zero Hora do dia seguinte ao show de Alanis Morissette em Porto Alegre a definiu como diva dos anos 90. Um dia depois, o Segundo Caderno do mesmo jornal publicou uma opinião que a classificava como antidiva. Antidiva porque “ela é humana como uma diva não consegue ser”, diz o autor da crítica.

É fato. O show da Alanis em Porto Alegre – tão perto como eu jamais poderia imaginar! – não teve nada de pirotécnico. De espalhafatoso, apenas ela mesma, com suas estripolias no palco, andando de um lado a outro sem parar, exceto quando pegava a guitarra na mão. De superprodução, apenas a própria voz da canadense, inacreditavelmente perfeita. O brilho não vinha dos efeitos de luz, mas do talento – e do sorriso – da cantora, que embalou, junto com os sentimentos juvenis que expôs nas canções que a lançaram, a juventude de gente como eu.

Era Alanis, sem dúvida, a cantora que eu mais ardentemente desejaria ver pessoalmente – acho que, inclusive, certa vez, numa roda de amigos, ao som do CD Jagged Little Pill, comentei sobre a improbabilidade de que isso ocorresse. Mas aconteceu. And isn’t it ironic!

Pela primeira vez, senti-me como aquelas fãs que eu via na TV, cheias de ansiedade por verem seus ídolos e transformando a expectativa em lágrimas ao estarem diante deles. Uma coisa tola, eu sei. Mas única. De repente, eu vi Alanis cantando, pulando e balançando a cabeça feito punk. Mais de 5.000 pessoas cantando em coro: “and isn’t it ironic, don’t you think?”.

De fato, não é irônico. É incrível! Inexplicável. Alanis é única. You listen, you learn (apenas uma paródia sobre ela mesma).

PS - Selecionei um videozinho para fechar este post e dar um gostinho do que vi. Tá, eu mais ouvi do que vi, mas o Gui, que enxerga do alto, registrou pra gente!


Um comentário:

  1. Só digo que morro de inveja! =P
    Obrigado por proporcionar aos que não puderam estar lá uma amostrinha dessa experiência tão bacana :-)

    ResponderExcluir

Fala que TYScuto!