sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Fé na propaganda

“Quer acredite em Deus ou não, há que se convir – sem heresias – que, provavelmente, a propaganda funciona. Alguém duvida?”

A propaganda ensinou a gente a chamar qualquer chocolate em pó de Nescau, sabão em pó de Omo, esponja de aço de Bom Bril e caldo de galinha de caldo Knorr. A propaganda nos fez acreditar até que Grêmio faria 4 a 0 no Boca Juniors naquela final de Libertadores...

Mas o que me faz invadir o espaço do Diário de Propaganda é a repercussão de uma campanha feita no Reino Unido por um grupo ateu. Eles estamparam em 800 ônibus a frase: "Provavelmente, Deus não existe. Agora, pare de se preocupar e aproveite a vida" (clica na foto!).

Não demorou para aparecerem respostas à altura. Uma organização protestante colocou a citação bíblica "O tolo diz em seu coração que não existe Deus" em 50 veículos de Londres e está oferecendo bíblias gratuitas para quem entrar em contato por e-mail. A Igreja Ortodoxa Russa lançou anúncios dizendo: "Existe um Deus, acredite. Não se preocupe e aproveite sua vida".

Para além das investidas e revidadas de ateus e crentes, os publicitários alfinetaram: “Até quem não acredita em nada, acredita em propaganda”.

Pior que a campanha lançada pela Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) não deixa de ter razão.

O termo propaganda vem do latim, propagare, que significa difundir um conceito, uma ideia, uma crença. A palavra se disseminou a partir da criação da Congregação para a Propagação da Fé, pelo Vaticano, no início do século XVII.

Quer acredite em Deus ou não, há que se convir – sem heresias – que, provavelmente, a propaganda funciona. Seja para propagar a fé em divindades que alguns duvidam que existam, seja para nos fazer acreditar em coisas que não fazem o menor sentido, seja para plantar marcas como conceitos em nosso dia-a-dia. Alguém duvida?

Um comentário:

  1. Adorei!!Será que é pq faço publicidade? Hehehe Mto bom Tys! Vc escreve mto bem!!!Beijos Grazy

    ResponderExcluir

Fala que TYScuto!