quinta-feira, 27 de agosto de 2009

O que faz uma máquina de café


“Quase ataquei o tio da rapadura para ver se ele trocava uma nota de dois por duas moedas de um, mas resisti.”

Essa semana colocaram uma máquina de café automática no corredor da procuradoria, bem ao lado da minha sala. Quando despencaram lá com a tal da máquina, parecia algo de outro mundo! O frenesi faz lembrar aquele causo narrado por Mário Quintana, sobre a primeira vez que viram um carro: todos queriam saber que “bicho” era.

Foi assim com a máquina de café que colocaram lá no MPF. Incrível como um simples equipamento que faz café sozinho muda o ambiente... foi uma briga para ver quem seria o primeiro a depositar sua moedinha e posar para a foto da intranet com o café na mão.

Logo começaram a bater na porta da Ascom para perguntar se a máquina de café funcionava. O negócio estimula mesmo. Não falo do café em si, que é reconhecidamente estimulante. Falo do ato de ir até a máquina pegar um café. Isso parece estimular a convivência informal entre as pessoas, o que, vamos combinar, é justo e necessário num ambiente onde sobram formalidades.

No dia seguinte à instalação, quase ataquei o “tio da rapadura” para ver se ele trocava uma nota de dois por duas moedas de um, mas resisti. A gentileza de um colega me poupou de tal constrangimento. Mas o próximo é por minha conta. Moedas, portanto, serão bem-vindas.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Quanto vale um sonho


Vida agitada para garantir a realização de um sonho gestado desde muito cedo: ser jornalista.

Estudante do sexto semestre de Jornalismo, Taís Seibt mudou seis vezes de emprego e uma de endereço. Em julho de 2008, trocou a tranquilidade da vida interiorana de Gramado pela agitação da região metropolitana de Porto Alegre. Desde então, tem experimentado as agruras de viver longe da família, sem a comida da mãe e o conforto do lar, dividindo um apartamento de três quartos com outras cinco estudantes tão jovens e desamparadas quanto ela.

Os desafios vão desde a convivência pacífica com gente desconhecida e de diferentes procedências até a organização financeira para dar conta de pagar o aluguel, comprar livros, ir ao cinema e visitar a família duas vezes por mês - sem precisar racionar comida. Para tanto, Taís trabalha como bolsista de iniciação científica na Unisinos pela manhã, faz estágio na assessoria de comunicação do Ministério Público Federal, em Porto Alegre, à tarde, e sempre engata algum trabalho extra.

Por essas e outras que o dia de Taís não termina quando a aula acaba. Ao chegar em casa, na avenida Unisinos, já perto das 23h, começa a quarta jornada, que inclui tarefas domésticas (cozinhar, lavar roupa, ...), fazer trabalhos de aula, tocar os “frilas”, ensaiar um ou duas músicas (Taís é vocalista de um trio que interpreta versões acústicas aos domingos, em Gramado), telefonar para casa, quem sabe ler alguma coisa ou assistir um programa de TV.

Obs.: texto originalmente redigido para a disciplina de Redação Jornalística III, hoje mesmo.

sábado, 15 de agosto de 2009

Entrei no Twitter, vem e segue-me!


Meus devaneios são um tanto difusos, confusos e, principalmente, prolixos para caber em 140 caracteres, mas vamos lá.

Perdão, Senhor, eu me rendi! Entrei no site mais herege de todos os tempos. Onde já se viu esse negócio de seguidores?! Pois, que seja, agora que estou lá, eu te chamo, vem e segue-me!

Não tenho bem claro se o Twitter é uma rede social, uma comunidade virtual, um microblog, ou tudo ao mesmo tempo. Já li diversas matérias sobre a nova febre – ok, já nem tão nova assim -, participei de várias discussões comunicacionais a respeito, mas ainda não tinha experimentado pessoalmente. Mas é aquilo, como estudante – e profissional - de comunicação, não posso ignorar tal fenômeno. Eu tinha que testar.

Inicialmente, penso usar o Twitter como um depositório de devaneios, assim como este blog. Será também um “chamariz” para o tais&coisas, pois colocarei lá os teasers que mando para minha lista de e-mails a cada atualização. Tratarei de encontrar alguns profetas para seguir, afinal, faz parte do esquema.

Por hoje, é só. Então, a Tys dispensou seus discípulos para que saiam a proclamar aos sete ventos que ela está no Twitter...