segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A culpa é do pai


"Começou com os irmãos do vô, agora é com os irmãos do pai. Reunião de família sempre foi uma festa: cada um com um instrumento, um coral de vozes afinadas."

Com essa minha onda de brincar de cantora nas horas vagas sempre tem alguém que resolve perguntar como tudo começou. Só este mês acho que teci minha autobiografia musical umas cinco vezes. A curiosidade dos outros deixou minha história com a música bem mais romântica do que eu imaginava que ela poderia ser. É que de tanto pensar nas raizes da questão fui me dar conta de que a culpa é do pai.

Quando eu era criança, o pai sentava aos pés da minha cama para tocar suas modas no violão. Basicamente música sertaneja e gauchesca (bem longe das minhas preferências atuais, embora não tenha nada contra nem uma nem outra). Não me pergunte o porquê de ele tocar violão no meu quarto, sentado na minha cama, quando eu já estava deitada para dormir! Mas eu gostava. Ficava triste quando ele não tocava. Tinha minhas músicas preferidas. Sentava ao lado dele e catava no caderninho em que ele mesmo escrevia as músicas, com caneta esferográfica azul para a letra e vermelha para os acordes.

A música é quase uma tradição familiar para os Seibt. Quem é da Serra Gaúcha conhece o Terno de Reis da família e suas serenatas nessas épocas natalinas. Começou com os irmãos do vô, agora é com os irmãos do pai. Reunião de família sempre foi uma festa: cada um com um instrumento, um coral de vozes afinadas. Cresci nesse contexto. Alguma relação, tem.

De novinha, minha mãe me colocou no coralzinho do colégio. Durou só até a quarta série, mas trago a técnica de lá. Tive um período de hibernação na pré-adolescência, até que entrei no grupo de jovens da Igreja (o CLJ). Fiquei com vontade de aprender a tocar violão. Pedi um de presente nos meus 15 anos. Nada de festa, nem book fotográfico. Minha madrinha queria me dar um presente? Que fosse um violão! Deve ser de decepção por não ter uma afilhada 'menininha' que ela até hoje nunca viu uma apresentação minha, mas tudo bem.

Com a boa vontade dos amigos do grupo, aprendi alguns acordes e comecei a tocar. Lá pelas tantas, de tanto frequentar a mesma pastelaria depois de cada reunião semanal do tal do grupo, o gerente da casa perguntou se só tocávamos na Igreja e lançou o desafio de fazermos um showzinho todas as quintas-feiras por ali. Eu e meus queridos amigos Paulinho e Rafa nos juntamos na garagem da casa do pai e ensaiamos umas 20 ou 30 músicas que gostávamos de ouvir (e tocávamos em churrascos da galera). Fomos lá e fizemos o teste. Deu certo. Começou ali a parceria a que demos o nome de 'Trilogia' e que já dura algo em torno de três anos, se não me falha a memória.

Posso esquecer a data de fundação da Trilogia, mas não esqueço a imagem do meu pai sentado aos pés da minha cama tocando violão quando eu deitava para dormir. Até hoje, quando sai um churrasco da galera na garagem do pai, chamo ele para tocar umas modas pra gente, depois de espetar o matambre. O pai é mestre! E a culpa é dele.

Tem uma listinha de versões acústicas da Trilogia para ouvir aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala que TYScuto!