quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Suíte


“Qualquer comentário despretensioso no Twitter pode ser usado contra você pelos colegas mais atentos.”

No glossário jornalístico, suíte não tem nada a ver com quarto com banheiro integrado. Chamamos de suíte a continuação, repercussão, atualização de um assunto. Bater na mesma tecla, para usar uma expressão proibida no bom texto jornalístico.

Suitar (sim, conjugamos o vocábulo) é um desafio quase diário na Redação. As ferramentas de mensuração de audiência online potencializam o processo: a matéria foi a mais acessada do dia? Tem que ter uma suíte. Tem que ter.

Algumas pautas são mais facilmente suitáveis, outras menos. Mas, nem que seja com um fato novo, o jornalismo diário continua.

Todo esse nariz de cera (jargão da área para “encheção de linguiça”) apenas para entrar no assunto Mochilão pelo Interior, de ZH. Os correspondentes do jornal espalhados pelo Estado abraçaram a ideia e partiram para a segunda caravana no último fim de semana. Tem gente se recuperando até hoje (sim, na quarta!) e cada dia é uma surpresa na caixa de entrada.

Taí um assunto que ganhou suíte da suíte (da suíte...). Tem pauta até a próxima edição. O violão sequestrado, o travesseiro extraviado, o cochilo (em serviço) flagrado. Nada passa batido. Qualquer comentário despretensioso no Twitter pode ser usado contra você pelos colegas mais atentos.

É, vida de jornalista. Bem-vindo ao mundo de pautas intermináveis e muitas, mas muitas piadas internas!

Na foto aí em cima, está a turma da caravana desconcentrando todo mundo na Redação, com o mapa das próximas aventuras em mãos. Coisas simples que compensam as longas horas de trabalho, de domingo a domingo, incluindo feriados. Com bons colegas por perto, essa vida de jornalista tem muito mais graça.

2 comentários:

  1. Acho que então essa expressão vem do francês, quem sabe? "La suite" (sem acento) quer dizer na sequencia... interessante!

    ResponderExcluir

Fala que TYScuto!