segunda-feira, 11 de julho de 2011

Tão simples e tão complexo quanto um ovo


"O ovo parece um brinquedo, mas é um instrumento musical."

Toda vez que tem um agito da galera, saco da capa do meu violão um ovo. É, um ovo. Pode pedir um ovo, sem medo, no balcão da primeira loja especializada em equipamentos para músicos e o atendente vai saber do que se trata. Mais: vai te trazer vários modelos, tamanhos, materiais e marcas diferentes.

O ovo parece um brinquedo, mas é um instrumento musical. Sempre riem do meu ‘chocalho’, mas logo passam a respeitar minha coordenação motora. Tocar no ritmo não é tão simples quanto pensa. Os que se arriscam a tentar acompanhar podem confirmar.

Fato é que o ovo, como reza a máxima, é como o mundo. Dizemos que o mundo é um ovo porque ele é ‘pequeno’, mas poderíamos dizer que o mundo é um ovo porque é, ao mesmo tempo, tão simples e tão complexo quanto tal.

Simples e complexo como o instrumento musical, que parece um brinquedo tosco, mas exige certa aptidão, ou mesmo o ovo biológico, que não se sabe se veio antes ou depois da galinha.

A simples complexidade do ovo, no fim das contas, é só mais uma de minhas metáforas baratas para dizer que é na simplicidade que está a graça do mundo, como o ovo preenche o ritmo da música que agita a galera em batidas memoráveis em qualquer fundo de quintal por aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala que TYScuto!