segunda-feira, 30 de março de 2009

Defeito de fábrica


“Máquinas fotográficas já vêm com defeito de fábrica, mas as lentes de nossa alma não sofrem com o mesmo erro de fabricação”

Tenho uma maquininha fotográfica que me acompanha há um tempo, entre passeios e reportagens, registrando alguns olhares.

Só que agora ela está com defeito. Tem um ponto vermelho que insiste em aparecer nas minhas fotos. Até poderia procurar ajuda profissional, mas temo não poder fazer nada para que aquela velha lente recobre a nitidez. Já cogito a possibilidade de ver o mundo com outros olhos.

Sim, porque fotos são olhares. Ao fotografar, congelamos olhares. De um ângulo só. Somente até onde as lentes alcançam. Máquinas fotográficas já vêm com defeito de fábrica. Por mais recursos que elas ofereçam, serão sempre pouco para congelar o mundo.

As lentes de nossa alma não sofrem do mesmo erro de fabricação. Contudo, às vezes parece que um sinal vermelho insiste em se colocar diante de nossos olhares. Tudo ao redor parece convergir justo para aquele sinal. Então esquecemos que há muito mais pontos de vista ao redor.

Eu gosto de fotografar, porque, apesar de a câmera congelar apenas um ângulo, quando estou com a máquina na mão, procuro sempre um novo jeito de olhar para a mesma coisa, ou então o melhor ponto de vista para o que acabo de descobrir.

Fotografar me lembra que a vida tem muito mais do que dois lados, que mesmo quando aparecem sinais vermelhos em frente, há outros caminhos para seguir a diante. Que um passeio no parque basta para tornar um dia especial. Que não é necessário estar perto para saber que se ama, nem estar longe para sentir saudade. Que não preciso das melhores câmeras e de todas as noções de fotografia para dar significado às imagens que aquela minha maquininha com defeito congela por aí.

P.S. – A foto do post é o legítimo clichê portoalegrense (será que é assim na nova ortografia?!), mas eis que nem o pôr-do-sol do Guaíba escapou do sinal vermelho...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala que TYScuto!