quarta-feira, 4 de março de 2009

E quem não quer ser milionário?

“Nem sempre a cifra é o que vale. Estão aí o vencedor do Oscar 2009 e o BBB9 para comprovar”

Não pude ver a transmissão do Oscar 2009, no domingo de Carnaval. Não porque eu estava na folia, mas porque a Globo estava transmitindo o desfile das escolas de samba. Como não tenho TV a cabo, tratei de me informar no dia seguinte acerca dos vencedores. A crítica estava certa, “Quem quer ser um milionário?” levou o prêmio de Melhor Filme – e mais sete estatuetas.

Como a estreia do longa rodado na Índia está prevista para este fim de semana (6 de março) no Brasil, o jeito foi dar um jeito pra saber logo o que o vencedor do Oscar tem. Se é lícito ou não, já nem sei mais, mas, graças à internet, pude assistir o filme antes que ele fosse projetado nas salas de cinema mais próximas.

Não vou escrever uma crítica sobre o longa, que lembra bastante o nosso “Cidade de Deus”, não só pela locação – uma favela –, mas também pela montagem, com idas e vindas no tempo, sem contar certos elementos bem particulares, tipo: favelado fugindo da polícia, com direito a galinha correndo em cena. Só muda o esporte. O que me motivou a escrever este post não foi o milionário e sim o “milhão” em si. Isso porque a Globo não transmite o Oscar durante o Carnaval, mas não tira o Big Brother da programação nem chovendo canivete na Sapucaí.

“Quem quer ser um milionário?” é o nome de um programa de TV ao estilo “Show do Milhão”, onde os participantes vão somando fortunas a cada questão de conhecimentos gerais que acertam. O mote do filme é como pode um favelado chegar ao prêmio máximo enquanto mestres e doutores ficaram pelo caminho. O mérito do filme é conseguir enredar os acertos com o que a vida ensinou ao personagem. O resto do filme, recomendo que assistam, vale a pena.

O paradoxo entre o filme do Oscar e o reality show da Globo são as motivações dos personagens para disputar o milhão. “Isso aqui é um jogo”, é a frase mais repetida dentro da casa do BBB. É um jogo, mas não é de perguntas e respostas e sim de relações humanas. As pessoas se relacionam lá dentro. Umas por afinidade, outras por interesse, outras ainda por conveniência. Como na vida real, só que lá vale R$ 1 milhão. Todos querem o milhão. Quanto vale este milhão? Nem sempre a cifra é o que vale.

Para levar a bolada, um certo líder colocou no paredão um de seus “aliados” com o pretexto de querer “testá-lo”. O teste deu negativo e o amigo acabou indo embora. Esse mesmo líder deixou a namorada chutar o balde com outra moradora da casa e ainda praticamente tomou partido da outra, muito possivelmente para não se “queimar”. Vale mais o milhão do que a lealdade? Se não houve tempo ainda para criar laços tão profundos a ponto de chamar isso ou aquilo de lealdade, chamemos então de coerência. Vale mais ganhar o milhão do que ser coerente? E tudo porque “isso é um jogo”?

O jogo vale R$ 1 milhão. Todos querem o milhão. E quem não quer ser milionário? Certas atitudes, no entanto, mesmo quando o milhão está em jogo, não são toleráveis. Podem render alguns benefícios, é verdade, mas têm seu preço. O preço pode ser, inclusive, ficar sozinho com seu milhão. Não era isso que o milionário do Oscar queria.

2 comentários:

  1. Correndo o risco de tangenciar o assunto do teu texto, só queria dizer que tive exatamente a mesma sensacão quando assisti ao filme quanto as semelhancas com Cidade de Deus. Aliás, esse era o meu filme favorito nesse Oscar e fiquei feliz pelo reconhecimento que ele ganhou. Portanto, reforco tua recomendacão: vale à pena assistir a esse belo filme que é também um retrato relativamente sincero de uma cidade (um país) pouco conhecido por nós (exceto pelos clichês sobre elefantes, tigres e o Taj Mahal)
    Bom final de semana Tys!

    ResponderExcluir
  2. Carlos! Sempre lendo e acrescentando aos meus textos com teus comentários. Obrigada!
    Sobre a tal semelhança com Cidade de Deus, pego hoje nossa Zero Hora de cada dia e vejo uma entrevista sobre o assunto com os dois diretores: o Fernando Meirelles, de "Cidade de Deus", e o Danny Boyle, de "Quem quer ser um milionário?". Dá um outro post! E pode crer que ele virá! Se quiseres te adiantar, dá uma olhada na matéria na edição online da ZH ;)
    Abração!!!

    ResponderExcluir

Fala que TYScuto!